Edna Pinto

Professora do Ensino Básico na variante de Educação Musical desde 1999, pertence ao Quadro de Nomeação Definitiva do Ministério de Educação, a exercer no Agrupamento de escolas de Vialonga. Ao longo da sua carreira como professora tem tido várias experiências a lecionar  música nos vários ciclos do ensino básico e também na educação pré-escolar. Tendo trabalhado com crianças/adolescentes desde os 3 aos 15 anos.

Fez o Master em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa entre 2004 e 2007, tendo realizado estágio supervisionado pela Dr.ª Teresa Leite, na APPACDM da Marinha Grande. Continuou a trabalhar na referida instituição até 2014, com crianças e jovens portadores de diferentes problemáticas (autismo, paralisia cerebral, défice cognitivo, síndrome de Down,…). Realizou trabalho de investigação sobre o tema: “Setting musicoterapeutico”. Desde 2006, que, no contexto escolar, a par da lecionação de educação musical tem trabalhado em parceria com as equipas de educação especial, exercendo musicoterapia em contexto individual ou de pequenos grupos de crianças com diferentes problemáticas e idades entre os 5 e os 15 anos. Realizou várias formações nas áreas da Saúde Mental Infantil e juvenil, prática musical e musicoterapia. Participou na qualidade de dinamizador do workshop “A música como ferramenta de intervenção na infância” no âmbito das I Jornadas do Gabinete de Apoio à Família e Comunidade da Associação Serviço e Socorro Voluntário de S. Jorge em parceria com a E.S.E.C.S de Leiria em outubro 2017.

Leciona atualmente no Agrupamento de Escolas de Vialonga.

Colabora como Professora de Educação Musical e Musicoterapeuta numa Escola desde o berçário ao último Ano do Pré-Escolar.

Pertence à equipa de musicoterapeutas do PICIIE – Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na Região de Leiria.

Dinamiza em parceria com uma colega e amiga, o Projeto “Mimar os Sons”- música para pequenotes e companhia.