SOMOS PORTUGAL

Somos Portugal é um programa de televisão emitido nas tardes de domingo, na TVI. Este programa percorre Portugal de norte a sul, promovendo as maiores e melhores festas populares. Este ano (2019.06.30) esteve em Porto de Mós nas Festas de São Pedro e a Junta de Freguesia da Calvaria de Cima lançou um desafio à A.S.S.V. São Jorge, 'representar a freguesia!'. O desafio foi ACEITE e SUPERADO, verifique aqui.

Calvaria de Cima

Freguesia criada a 4 de fevereiro de 1925, com 10,11 km² de área (a menor do concelho de Porto de Mós), com cerca de 3 000 habitantes.

A sua densidade populacional é de 243,5 hab/km². num território a cerca de 7 km da sede de concelho - Porto de Mós.

Constituem a freguesia de Calvaria de Cima os lugares de Cabeceiras, Calvaria de Cima, Carqueijal, Casais de Além, Casais dos Matos, Casal Ruivo, Chão da Feira e São Jorge.

A freguesia de Calvaria de Cima é multifacetada, com indústria, comércio, agricultura, excelentes vias de acesso e um património histórico bastante rico e inigualável. Só a título de exemplo, foi em campos pertencentes a esta freguesia que decorreu em agosto de 1385 a Batalha Real, dita de Aljubarrota.

A Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge teve oportunidade

de mostrar tudo isto, e muito mais!


Ainda para representar a Batalha de Aljubarrota, a rara grande batalha campal da Idade Média entre dois exércitos régios e um dos acontecimentos mais decisivos da história de Portugal, esteve presente, D. João I e o seu cavalo que, além de fazerem as delícias dos apresentadores da TVI, fizeram as delícias dos espetadores da televisão e de todos os que estiveram presentes no Parque Verde.

A Batalha de Aljubarrota, que se deu no Campo Militar de São Jorge, decorreu no final da tarde de 14 de agosto de 1385 entre tropas portuguesas com aliados ingleses, comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, e o exército castelhano e seus aliados liderados por João I de Castela. O resultado foi uma derrota definitiva dos castelhanos e a consolidação de D. João I como Rei de Portugal.

Na mesa de entrada da tenda verificávamos algumas peças representativas da antiga industria da freguesia, a cerâmica.

Através da Bilha podíamos verificar a cerâmica artística como característica industrial desta freguesia e o símbolo da Lenda da Bilha de São Jorge, que ainda hoje, em memória dos soldados portugueses na Batalha de Aljubarrota, na Capela de São Jorge, está sempre uma bilha de água, para dar de beber a quem passe e tenha sede.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Profissão de Resineiro

''indivíduo que sangra os pinheiros para lhes extrair a resina'', antigamente uma profissão característica e predominante em alguns dos lugares da freguesia, nomeadamente nos lugares de Calvaria e Casais de Matos.

Industria da Resina



Na entrada da tenda podíamos verificar um pinheiro com resina e alguns dos utensílios, ainda hoje utilizados, nesta indústria.


Pinheiro

Representa a vasta zona natural, suporte de algumas atividades económicas da freguesia, como a indústria de serração, do mobiliário e da exploração de resina.

Sobre a nossa instituição ...

A.S.S.V. São Jorge

Fizemos a delícia dos miúdos e graúdos 'levando a passear' as atividades da Instituição:

Transporte de Doentes em Ambulância

Atividades Culturais e Recreativas

Gabinete de Apoio à Família e Comunidade

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

SER, TER e FAZER,

as palavras que movem os nossos voluntários a desempenhar o seu papel nas mais variadas ações.

No nosso 'Coração de Barro' colocámos todas as atividades da instituição. Para o desenvolvimento de cada um delas contamos com um banco de voluntariado, para o qual apelámos a todos os que pela tenda da nossa freguesia passaram, e foram muitos, a inscrição como voluntários da instituição.

o grupo de teatro fez uma representação da peça 'A Comissão', a comissão das Festas de Santa Marta, padroeira da freguesia

Carousel imageCarousel image
Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

A.S.S.V. São Jorge

Presente, e sempre disponível para animar as festas populares do concelho fizeram as honras da instituição e da freguesia.

Desde o tema deste ano 'O FADO', à representação de temas de anos anteriores que, de alguma forma, estão ligados à história da freguesia, todos estiveram presentes.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image
Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Procissão do Santo Padroeiro

Fizemo-nos representar na cerimónia eucarística em honra do Santo Padroeiro

BEM HAJAM!

A TODOS OS QUE CONTRIBUÍRAM PARA REPRESENTARMOS A NOSSA FREGUESIA,

ESPERAMOS QUE SE TENHAM DIVERTIDO, TANTO COMO NÓS!