Banco do Livro Escolar
A A.S.S.V. São Jorge alia-se ao Movimento REUTILIZAR, um movimento de cidadãos que promove a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o País.
O objetivo único deste movimento é tornar a reutilização de livros escolares uma prática Universal em Portugal.
Reutilizar é ainda melhor que Reciclar!
Princípio de Honra do Movimento - Gratuitidade Total
Todo e qualquer produto ou serviço prestado por, ou para o Movimento, pela reutilização dos livros escolares ou a qualquer um dos seus bancos de recolha de livros escolares é gratuito. Nenhuma actividade deste movimento envolve dinheiro.
Como funciona o Movimento pela reutilização dos livros escolares?
O Movimento pela reutilização dos livros escolares promove a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha de livros escolares por todo o País. Os bancos de recolha de livros escolares recebem e disponibilizam Gratuitamente livros escolares usados.
Funcionamento do Banco do Livro Escolar
Quer ENTREGAR livros
Entrega-os no Banco da A.S.S.V. São Jorge, os responsáveis pelo Banco farão a seleção dos mesmos de modo a poderem ser Reutilizados.
Quem PRECISA de livros
Procura-os no Banco da A.S.S.V. São Jorge, o Banco partilha o principio da GRATUITIDADE, não havendo qualquer custo associado.
Horário: 10h às 16h30m em dias úteis
Porque é que Reutilizar é melhor que Reciclar?
Os 3 R's por ordem crescente do seu impacto Ambiental são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Na impossibilidade de Reduzir a produção de livros, a sua Reutilização é a solução mais Amiga do Ambiente. A Reciclagem pressupõe o fim de vida útil do livro e implica um novo consumo de energia entre outros recursos.
Que livros é que podem ser entregues nos bancos associados?
Os bancos promovem a reutilização dos livros escolares sendo em geral reutilizáveis os livros com menos de 6 anos. Alguns livros são intemporais podendo ser utilizados para consulta independentemente da sua idade pelo que este critério não é determinante. Em geral os livros não reutilizáveis em Portugal revertem a favor de campanhas de recolha de livros para os PALOP ou em último caso seguem para a reciclagem.