TEATR'AMBU

2021 - III Fim de Semana Cultural de Teatro

5 | 6 | 7 novembro 2021

Estamos de coração ao cheio!

A todos os elementos dos vários grupos de teatro, aos patrocinadores do evento, ao público, e a todos os que tornaram este fim de semana possível o nosso

MUITO, MUITO OBRIGADA!


Os Esponsais - Teatr'Ambu, Grupo de Teatro A.S.S.V. São Jorge

Sinopse:

Alegria, alegria que vai casar a Maffaldinha!

A vila de Porto de Mós está em festa. Todos se preparam para o casamento da Maffalda e Diogo! No entanto, o momento alegre cessa quando as tropas do D. João I chegam e levam todos os homens para a batalha que se avizinha, incluíndo o noivo. Recusando ver o seu futuro matrimónio comprometido, Maffalda convence as mulheres da vila a ajudarem-na a recuperar o seu noivo e assim a realizar a tão desejada cerimónia. Conseguirão elas, no meio do medo, da fome e da resiliência e com um exército acampado ao seu lado, ultrapassar as dificuldades e recuperar o Diogo?

Encenação: Inês Valinho


Clique na imagem para ver a reportagem fotográfica (189 fotos)

E Agora? - Um Par de Cinco, Grupo de Teatro de Mira de Aire

Sinopse:Morreu El Rei D. Fernando, rei de Portugal e dos Algarves. E agora?
Morreu El Rei D. Fernando, rei de Portugal e dos Algarves sem um herdeiro para ocupar o seu lugar. E agora?
Morrei El Rei D. Fernando, rei de Portugal e dos Algarves sem um herdeiro para ocupar o seu lugar e com o partido pró castelhano cada vez mais forte na corte. E agora?
E agora silêncio, que se vai fazer história!

Dramaturgia: Carolina Ventura e Inês Valinho

Encenação e Direção de Atores: Carolina Ventura e Inês Valinho

Interpretação: Anabela Rodrigues, Bruno Batista, Catarina Rodrigues, Diana Neves, Gabriel Bento, Gena Vieira, Jorge Querido, Maria Bandeiras, Nádia Bento, Rafael Cruz, Rute Cruz, Susana Rodrigues e Vanessa Mendes

Clique na imagem para ver a reportagem fotográfica (88 fotos)

Vamos a tempo, avô? - TASE, Teatro de Animação de Santa Eufémia

Sinopse:À casa dos Santos, assim como à dos Oliveiras chega a notícia, pelo correio, de um concurso dinamizado pela Junta de Freguesia, que procura premiar 50 mil euros à familia mais sustentável da freguesia - Missão Família Sustentável.Numa luta constante pela vitória, duas casas que há muitos anos se odeiam, não olham a meios para vencer o derradeira prémio.Após décadas a tomar as piores decisões para o ambiente, conseguirão duas famílias muito pouco amigas deste, tornarem-se sustentáveis em apenas três meses?Conseguirão elas voltar ao tempo do avô e viverem de forma mais ecológica? Irão a tempo de conseguirem ser a Família Mais Sustentável da Freguesia?

Elenco: Ana Cristina Paisano, André Ruivo, Artur Costa, Bruno Roda, Carlos Alberto Faria, Cristina Nunes, Diana Costa, Dina Mónico, Diogo Roda, Franklin Teixeira, Gil Mónico, Jessica Carpinteiro, Sérgio Fiúza, Susana Faria e Thomas Santos.

Género: Teatro comédia | Tema: Sustentabilidade | Encenadora: Inês Valinho | Cenografia: Carlos Faria | Guarda Roupa: Maria da Conceição Cabecinhas | Técnico de Luz e Som: Eduardo Ruivo

Clique na imagem para ver a reportagem fotográfica (93 fotos)

OS ESPONSAIS

5 de setembro de 2021 - Teatro de Rua - Praça da República, Poto de Mós

Foi um regresso aos palcos mágico!

OBRIGADO Porto de Mós!

ENCENAÇÃO: Inês Valinho.

INTERPRETAÇÃO: Ana Sousa, Beatriz Alexandre, Cristiana Santos, Dora Jorge, Eduarda Alexandre, Fátima Ferreira, Lucas Silva, Margarida Gomes, Maria Silva, Marisa Tomás, Susete Calado e Teresa Gomes

SINOPSE:

Alegria, alegria que vai casar a Maffaldinha!

A vila de Porto de Mós está em festa. Todos se preparam para o casamento da Maffalda e Diogo! No entanto, o momento alegre cessa quando as tropas do D. João I chegam e levam todos os homens para a batalha que se avizinha, incluíndo o noivo. Recusando ver o seu futuro matrimónio comprometido, Maffalda convence as mulheres da vila a ajudarem-na a recuperar o seu noivo e assim a realizar a tão desejada cerimónia. Conseguirão elas, no meio do medo, da fome e da resiliência e com um exército acampado ao seu lado, ultrapassar as dificuldades e recuperar o Diogo?

Verifique aqui toda a reportagem fotográfica! (clique na imagem)

188 fotos (clique na imagem)

Mais de 200 pessoas, pela segunda vez, para ver 'Femi ... Quê?'

dia 29.02.2020 na A.S.S.V. São Jorge

O Grupo de Teatro Teatr'Ambu e a A.S.S.V. São Jorge agradece a presença, o apoio, e o carinho demonstrado nesta noite única.

Clique na imagem para ver toda a reportagem fotográfica (31 fotos)




BEM HAJAM!

  • Os homens e as mulheres são diferentes.

  • Temos hormonas diferentes, órgãos sexuais diferentes e atributos biológicos diferentes.

  • As mulheres podem gerar filhos, os homens não.

  • Os homens têm mais testosterona e em geral são fisicamente mais fortes do que as mulheres.

  • Existem mais mulheres do que homens no mundo - 52% da população mundial é feminina, mas os cargos de poder e prestigio são maioritariamente ocupados pelos homens.

  • Não é que todos os homens sejam monstros.

  • Nem que todas as mulheres sejam perfeitas.

  • Nós não somos só vitimas.

  • Nem eles são só culpados.

  • Todos temos culpa de viver num mundo de diferenças.

  • Todos temos culpa de saber a diferença e ficar indiferente.

  • Não apontamos dedos. Nem fingimos não ver o problema.

  • Sabemos que há um problema.

  • Vivemos com esse problema?

  • Vivemos com esse problema!

  • Mas também sabemos que a questão de género é importante em todo o mundo.

  • É importante que comecemos a sonhar e planear um mundo diferente um mundo mais justo. Um mundo de homens e mulheres mais felizes e mais autênticos consigo mesmos.

  • E é assim que devemos começar: precisamos de criar as nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos de criar os nossos filhos de uma maneira diferente. E dizer:

  • Temos importância, temos igual importância.

'Femi... Quê?'

TEATREMOS

Clique na imagem - 47 fotos


18.01.2020 - sábado

Cine Teatro de Porto de Mós

é uma peça sem história, onde dez mulheres refletem através da comédia sobre a igualdade de género na sociedade onde estão inseridas.

Sinopse: ''M: Desculpem lá, mas eu estou com ele...isto é um bocado feminista! T: Feminista! M: Femi quê? C: Vamos lá com calma... Fe-mi-nis-ta! G: Feminismo: é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens. M: Isso! Mas vocês são? T: Claro!''

Atores: Ana Paula Sousa, Beatriz Alexandre, Cátia Ramos, Fátima Ferreira, Lucas Silva, Margarida Gomes, Maria Silva, Marisa Tomás, Sandra Santos, Susete Calado, Teresa Gomes

Dramaturgia: Inês Valinho

Teatr'Ambu


2019 - II Fim de Semana Cultural de Teatro

APOIO:

Pastelaria Portomosense

Clique na imagem para ver toda a reportagem fotográfica (71 fotos)

O Testamento

27.09.2019 - sexta feira

As apresentações foram dispensadas, o grupo era o da casa, e não é que a casa encheu!

Foi fantástico ouvirmos as gargalhadas do público no meio de um silêncio merecedor de uma grande casa de espetáculos, a nossa!

Bem hajam pelo V/ apoio.

Teatr'Ambu

STA JOANA | JUNCATEATRO – Teatro Regional do Juncal

No sábado (28.09.2019) subiram ao palco os atores do Juncal, JUNCATEATRO com a sua peça de sensibilização do público para a degradação do planeta, STA JOANA. O público atento acatou a mensagem, ficou a promessa ''nosso planeta é a nossa casa; vamos preservá-la!''

Num contexto económico bastante fragilizado pela crise, explorados e exploradores opõem-se mas, em simultâneo, assemelham-se. A história confronta a jovem Joana que procura ajudar o planeta e os trabalhadores de uma central de tratamentos de resíduos enquanto um capitalista procura eliminar toda a concorrência sem dó nem piedade.

58 fotos (clique na imagem para ver toda a reportagem fotográfica)

(CANCELADO) FRACKING | TRUPÊGO – Grupo de Teatro de Porto de Mós

Por motivos alheios à organização não foi possível a atuação deste grupo de teatro conforme agendado.

Notícia de última hora! ‘’BILIONÁRIO INVESTE NA REGIÃO’’. Um bilionário está a caminho da nossa vila para sondar possível exploração e extração de gás. Diz-se que o investimento será de milhões e favorecerá a economia local. As instituições iniciam os preparativos para a sua chegada e a população está radiosa. Mas há quem não veja com bons olhos a sua vinda e o seu propósito. O que está em causa? Qual será a posição final da população?


TEATRO DE RUA 2019 - Porto de Mós

'O TESTAMENTO'

Sob o tema 'recursos naturais' escolhemos 'dar vida' a um pinhal na nossa freguesia Calvaria. Uma história que deliciou o público e todos os que dela fizeram parte. As gargalhadas e os aplausos foram de um público satisfeito, ficámos de coração cheio!


BEM HAJAM!

189 fotos (clique na imagem para ver a reportagem completa)

SINOPSE:

Após a morte do pai, aliás, paizinho, a família Ferreira de Sousa e Sá fica com a difícil tarefa de gerir a sua herança e seguir os últimos desejos de Teodoro. Entre casas, jóias e negócios, o problema reside num pinhal por dividir, num mistério por descodificar e em cinco irmãs com dificuldade em partilhar. Milú, Nonô, Bertinha, Quica e Zuzu lutam agora entre si para conseguir dar um destino ao pinhal que o pai, aliás, paizinho lhes deixou, com o risco de perder os laços que têm e a única herança verde que lhes resta.

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Inês Valinho

Encenação e Direção de Atores: Inês Valinho

Interpretação: Ana Paula Sousa; Beatriz Alexandre; Cátia Ramos; Lucas Silva; Margarida Gomes; Maria Silva; Marisa Tomás; Rosário Sapateiro; Sandra Santos; Susete Calado; Teresa Gomes

Figurinos: América Virgílio e Teatr'ambu

Cenografia e adereços: Teatr'ambu

Desenho de Luz: Leirena Teatro

Agradecimentos: Município de Porto de Mós, Leirena Associação Cultural, América Virgílio, todos os que direta ou indiretamente contribuíram para a realização da peça.

2018 - I Fim de Semana Cultural de Teatro

Para dar inicio ao I Fim de Semana Cultural de Teatro recebemos, na sexta feira, o Grupo de Teatro de Serro Ventoso - Olaré - veio até São Jorge representar 'A Festa', foi um culminar da semana descontraído, onde as gargalhadas dos presentes ecoaram toda a comunidade e, mesmo longe, participaram nas festas daquela localidade.

Na noite de sábado, apesar dos avisos de mau tempo o Grupo de Teatro do Alqueidão da Serra veio até São Jorge e, valeu a pena! 'Os miúdos da Serra' sobreviveram à guerra!

ver toda a reportagem destas duas atuações em baixo

Casa cheia na apresentação da peça do nosso grupo de teatro - 'A Comissão' pelo Teatr'Ambu - a melhor forma de terminar este I Fim de Semana Cultural de Teatro.

'A Comissão' das Festas de Santa Marta deu o seu melhor e, na data marcada, a festa realizou-se com pompa e circunstância.

Foi também nesta tarde e em ambiente de festa, que a A.S.S.V. São Jorge cantou os PARABÉNS ao seu Gabinete de Apoio à Família e Comunidade. Há 6 anos a CUIDAR da comunidade!


Um fim de semana onde a boa disposição e a partilha de bons momentos imperaram, uma iniciativa do nosso grupo de teatro Teatr'Ambu a repetir.

Muito gratos a todos os que participaram, de alguma forma, neste I Fim de Semana Cultural de Teatro da A.S.S.V. São Jorge! Bem hajam e até para o ano!

Clique na imagem para ver a reportagem completa (160 fotos)

A Festa

Olaré - Grupo de Teatro de Serro Ventoso

Sinopse: Em Serro Ventoso prepara-se mais uma festa a São Sebastião. Mas nem tudo corre como planeado. Um grupo de solteiras decide ir contra a tradição e fazer uma festa a Santo António. Consequências surgem e o futuro da aldeia fica em risco.

Encenação: Luís Mouzinho

Interpretação: Adilia Cipriano, Daniela Neto, Eliane Venda, Florinda Granja, Francisco Soares, Inês Santos, João Jorge, João Paulo, José João, Márcia Venda, Mónica Sousa, Tatiana Soares, Vicente Carvalho, Zezinha Silva

Clique na imagem para ver a reportagem completa (49 fotos)

Os miúdos da Serra

Grupo de Teatro do Alqueidão da Serra

Sinopse: Um padre esconde o Santo Padroeiro da ira dos Franceses. Um bando de miúdos orfãos tenta sobreviver à guerra, fugindo dos soldados e procurando comida. Na esperança que a guerra acabe, um Auto começa a ser ensaiado mas ninguém sabe se irá ser apresentado.

Encenação: Luís Mouzinho

Interpretação: Alice Gabriel, Beatriz Ramos, Diana Reis, Diogo Rebelo, Eduarda Maia, Eduardo Santos, Emanuel Jacinto, Francisca Carvalho, Francisco Matos, Guilherme Miranda, Inês Reis, Lara Pires, Laura Bartolomeu, Madalena Santos, Manel Melo, Maria Miranda, Maria Pereira, Mariana Santos, Marta Miranda, Martim Carvalho, Martim Matos, Matilde Gabriel, Tatiana Komar, Tomé Carvalho

Clique na imagem para ver a reportagem completa (57 fotos)

A Comissão

A comunidade saiu à rua para ver o teatro!

Os santos foram o mote e desceram à terra para vir à 4ª edição do Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós! Foi uma confusão teatralmente divina!

O Teatr'Ambu subiu ao palco com a peça

"A COMISSÃO"

SINOPSE:

Perpétua, a juíza. Vanessa, a tímida azarada. Dolores, a beata. Lucrécia, a apaixonada. Preciosa, a sofisticada. Albertina, a tradicional, Cátia, a cantora pimba. Maria Ana, a ocupada. Catarina, a bailarina. Esta é a Comissão de Festas em honra de Santa Marta.



ENCENAÇÃO: Inês Valinho.


INTERPRETAÇÃO: Ana Sousa, Beatriz Alexandre, Cátia Ramos, Margarida Gomes, Marisa Tomás, Rosário Sapateiro, Sandra Santos, Susete Calado e Teresa Gomes



A estreia teve lugar na Praça do Município, em Porto de Mós, as gargalhadas do público encheram o coração de todas as intervenientes, os aplausos finais retiraram qualquer dúvida (se ainda existia) de uma noite memorável e repleta de divertimento.






41 fotos - Clique na imagem para ver toda a reportagem fotográfica

156 fotos - Clique na imagem para ver toda a reportagem fotográfica


A representação seguinte, foi mesmo, em pleno recinto da festa em honra de Santa Marta, na Calvaria de Cima. O recinto encheu para ver as intérpretes da freguesia a representarem 'A Comissão', uma história que é uma sátira àquilo que são as comissões de festas e aos problemas que nelas, por norma, existem.

A peça terminou com uma festa nunca antes vista na freguesia, e o público aplaudiu 'de pé'!

CORAÇÃO DE BARRO

Apresentação no Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós

Extraordinária apresentação, com o recinto repleto de publico, numa noite extremamente agradável e amena, onde o ambiente foi aquecendo à medida que a peça foi avançando.

Desempenho irrepreensível de todos os intervenientes que trouxeram a magia das emoções a todos os presentes.

Ninguém fica indiferente a esta peça, que muito tem a ver com a nossa região, e que transmite de forma bem humorada, uma realidade daquele que em tempos foi o tecido empresarial do Concelho de Porto de Mós.

PARABÉNS ao grupo de teatro da A.S.S.V. São Jorge.

BEM HAJA TEATR`AMBU.

SINOPSE:

Matilde é uma trabalhadora esforçada, que dedica todo o seu tempo ao trabalho.

Num dos dias em que tem de ficar a fazer horas extra na fábrica onde trabalha, descobre um boneco de barro com a cara de menino. Sensibilizada com o que vê e desejando muito ter um filho, Matilde começa a moldar o boneco, contudo cai num sono. Quando acorda, repara que o boneco ganhou vida, como que por magia. O que Matilde não sabe é que esse boneco é mágico e tem a capacidade de tornar tudo belo com um simples toque.

Quando a patroa descobre isto, vai fazer de tudo para ficar com o boneco e aumentar o número de vendas. Será que consegue? Será que a Matilde ficará sem o seu boneco?

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Beatriz Melo, Nuno Gomes, Rafael Cid e Teatr'ambu

Encenação e Direção de Atores: Beatriz Melo, Nuno Gomes e Rafael Cid

Interpretação: América Virgilio, Ana Paula Vitorino, Marisa Tomás, Margarida Gomes, Rosário Costa, Sandra Santos, Sónia Leirião, Susete Calado, Teresa Gomes

Figurinos: Teatr'ambu

Cenografia: Teatr'ambu

Desenho de Luz: Beatriz Melo, Nuno Gomes, Rafael Cid

Música: Nuno Gomes

Criação: Coletiva com direção de Beatriz Melo, Nuno Gome e Rafael Cid

Agradecimentos: Municipio de Porto de Mós, Leirena Associação Cultural, Estilista Fátima Cruz, Valdemar Costa, Senhor Joaquim