Noite de Fados Solidária
Tradição | Vozes | Guitarra | Alma Portuguesa | Amigos
RESPONSABILIDADE SOCIAL
16.11.2019
Mais uma noite histórica para a instituição, que ficou na memória de todos os que aceitaram o desafio de estarem presentes.
Talento
Solidariedade
Alegria
Silêncio
Boa disposição
Magia
Surpresa
136 fotos (clique na imagem para ver a reportagem completa)
A fadista Joana Melo depois de abraçar a nossa causa em 2017, regressou este ano ainda com mais ambição. A voz inspiradora de André Vaz surpreendeu toda a plateia e, por fim, a agradável surpresa de Teresa Tapadas que cantou de alma e coração! As vozes foram acompanhadas na guitarra portuguesa por Luís Ribeiro, na viola por Bernardo Saldanha, e no contrabaixo por Jorge Carreiro.
André Vaz
uma voz inspiradora!
Joana Melo
a voz que encantou!
Teresa Tapadas
... de alma e coração!
OBRIGADO! OBRIGADO! OBRIGADO!
2017 - II Noite de Fados e Jantar Solidário ...
... uma noite MAGNIFICA para todos recordarmos!
FADISTAS DA NOITE
Jorge Baptista da Silva e Joana Melo
Entregaram-se de alma e coração à nossa causa! Individualmente fizeram a delicia dos participantes com as suas vozes únicas, no final presentearam-nos com uma desgarrada que ficou na memória de todos os que a ouviram. Ficámos de coração cheio quando se despediram e verificámos a alegria estampada nos seus rostos, de uma noite que para eles também foi ÚNICA.
Têm feito uma escolha criteriosa nos vários convites que tem vindo a receber, estamos GRATOS por terem aceite o nosso.
JOANA MELO
Joana Melo nasceu em 1984 na serra de Arouca. Desde muito cedo que a música faz parte da sua vida. Marcou o programa “Operação Trinfo” da RTP em que participou em 2003. O seu inegável talento fê-la alcançar o 3º lugar levando o fado ao podium de um programa que procura habitualmente um “Pop Idol”. Na sequência do programa, Joana Melo gravou o seu 1º cd de nome “Mar Confidente”, editado pela BMG.
Em 2007 marca de forma positiva um espectáculo televisivo com a participação no “Festival da Canção”. Um convite dos produtores dos Donna Maria, Miguel Majer e Ricardo Santos para interpretar “Porto de Encontro”- a canção “diferente” desse ano.
Em outubro de 2011 grava o seu segundo disco, "Dança do Centro" editado pela JBJ Produções. Ainda em 2011 é convidada pelo director artístico da companhia Quorum Ballet a fazer parte de um espectáculo " Correr o Fado" que até à data presente se encontra em Torne Mundial tendo já passado por vários salas nomeadamente na Dinamarca, China, Sérvia, Espanha entre outras.
JORGE BAPTISTA DA SILVA
Apesar da sua juventude, Jorge Baptista da Silva é já um veterano no Fado, natural de Carcavelos, começou a cantar na linha de Cascais por volta dos seus 12 anos em diversos espectáculos que então se realizavam na linha de Cascais.
Ainda atuou no palco do Wonder Bar nas 4as de Fado a convite de Carlos Zel.
Possui formação em Canto Lírico, sendo que actualmente é frequentemente solicitado para transmitir os seus conhecimentos a vários alunos que o procuram, paralelamente continua a atuar nas melhores casas de Fado de Lisboa.
Momento alto da noite ... CIDÁLIA MOREIRA!
Nasceu em Olhão e desde muito miúda que tinha a paixão de dançar e cantar, fazendo sempre parte das festas da escola, onde sobressaía. É em 1973 que vai para Lisboa e a sua estreia no Fado Profissional é na Viela, na Rua das Taipas. Cidália tem uma forma de cantar, com garra e estilo envolvente, dando muitas vezes nos seus gestos uma coreografia aciganada, que aliada à sua bonita figura, muito morena e com um cabelo negro muito comprido, levou a que a apelidassem muitas vezes de "A Cigana do Fado".
Em 1979 Cidália Moreira numa digressão à Alemanha, obteve um dos seus maiores êxitos cantando num castelo romântico perto de Hamburgo, na festa internacional de uma empresa vinícola alemã. Grava vários discos e é convidada para cantar para as comunidades portuguesas em quase todo o mundo, França, Alemanha, Espanha, África do Sul, Canadá e Estados Unidos, tendo tido no Brasil tal êxito que a levou a ficar por lá cerca de 4 anos.
É convidada para o teatro de revista como atração, destacando-se as revistas "Cá Vamos Andando e Rindo", "Ora Bolas P'ró Pagode", "Força, Força Camarada Zé", é no Teatro ABC que canta, numa dessas revistas, um dos seus maiores êxitos "Lisboa meu Amor", que nunca chegou a gravar em disco.
Quase a completar 74 anos, CANTOU e ENCANTOU em SÃO JORGE.
Músicos
Contrabaixo
MIGUEL GELPI
Guitarra Clássica do Fado
PEDRO MORATO
Guitarra Portuguesa
PEDRO FERREIRA
Em 2016 foi assim ...
... ARTE E FADOS ... A COMBINAÇÃO PERFEITA!
A exposição de arte inaugurou a 3 de novembro às 21h e reuniu trabalhos de pintura, gravura, ilustração e fotografia. Presentes estiveram os autores Palmira Marques, Francisco Santos, Lúcia Rosa, Zaida Verdiano e ainda os trabalhos desenvolvidos no atelier de artes plásticas da associação: o Ambul'arte. Na arte da fotografia estiveram expostos os trabalhos de João Carlos Pereira. Na noite de fados contámos com a solidariedade destes artistas, foi feito um leilão de uma obra de cada um deles que, gentilmente aceitaram o convite de participação e se juntaram à causa.
Na noite de sábado, dia 5 de novembro, o fado e o ambiente que lhe é próprio habitou a associação. Sandra Correia, Cláudio Vieira, Silvina Pereira e António Filipe cantaram acompanhados à viola por Alexandre Silva e à guitarra por Bruno Mira.
SOM | AMBIENTE | TRANQUILIDADE | ARTE
Sandra Correia
Cláudio Vieira
Silvina Pereira
António Filipe
Alexandre Silva
Bruno Mira
Foi sem dúvida uma noite memorável, a ideia surgiu de uma voluntária dedicada à nossa causa, que se empenhou e que rapidamente transformou o seu desejo em realidade. Para que tudo fosse possível contámos com a solidariedade de 33 voluntários e de algumas entidades da nossa terra.
Juntámos 176 pessoas, 4 fadistas, 'uma guitarra' e 'uma viola', e transformámos o pavilhão da Associação num palco de uma casa de fados inigualável!
Para ver as fotos do evento clique na imagem ao lado.
Clique na imagem para visualizar as 131 fotos do evento
Exposição de Arte Solidária
Pintura | Ilustração | Gravura | Fotografia
obra de
ZAIDA VERDIANO
Porto de Mós | Professora 1.º ciclo Ensino Básico (aposentada)
( pormenor ) obra de:
PALMIRA MARQUES
Calvaria da Cima | Paisagista
( pormenor ) obra de:
LÚCIA ROSA
Porto de Mós | Professora (aposentada)
obra de
FRANCISCO SANTOS
Calvaria de Cima | Pintor
obra de
JOÃO PEREIRA
Porto de Mós | Fotógrafo
Foram 4 dias em que a arte 'pairou' em São Jorge, para nós foi FANTÁSTICO acolher estes artistas.
O público aderiu e os artistas saíram contentes.
Clique na imagem para visualizar as 21 fotos da exposição