Luís Fernandes (em representação do Drº Nuno Lobo Antunes)

Painel 1 | Medicação para atenção ou atenção na medicação? 

Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa, onde foi distinguido com 2 prémios de mérito pelo desempenho académico a nível do curso e da Universidade Técnica de Lisboa. Colaborou durante um ano com o Hospital de São Bernardo, no acompanhamento a crianças hospitalizadas e desenvolveu trabalhos de cooperação técnica com as instituições APPACDM e APPDA de Setúbal. Desenvolve, atualmente a sua atividade integrando a equipa do centro de desenvolvimento PIN – Progresso infantil, no núcleo de Défice de atenção e hiperatividade, problemas de comportamento e

humor. As suas áreas de interesse centram-se na fundamentação prática e teórica da intervenção psicomotora, com especial incidência na intervenção com crianças em entre os 5 e os 18 anos, com problemas de comportamento ligados à perturbação da hiperatividade e défice de atenção e comorbilidades no âmbito dos comportamentos de oposição e desafio. Em paralelo, desenvolve a intervenção junto da família, num formato mais centrado nas práticas parentais e resolução de problemas na relação pais-filhos no contexto familiar. Numa perspetiva multimodal privilegia a ligação entre os contextos que rodeiam a criança, suportando também a escola através da monitorização e acompanhamento de estratégias reguladoras do comportamento na escola ou da ligação escola-familia. Além da prática clínica, de sublinhar o interesse grande na área das neurociências e no estudo do sensation seeking como traço psicológico. Participa em conferências e workshops enquanto orador em temáticas ligadas aos problemas de comportamento, intervenção psicomotora e formação parental. Começou a publicação semanal de excertos reflexivos sobre a prática profissional do psicomotricista, no ano 2010, num blog intitulado – “Reflexões de um psicomotricista: uma visão do processo terapêutico e as suas implicações” (http:// reflexoespsicomotricista.wordpress.com/).

António Antunes Frazão

Painel 1 |  A Família como espaço de construção da personalidade

Doutor em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Aberta de Lisboa, com a tese “CONSUMO DE TABACO E DE ÁLCOOL NA POPULAÇÃO ADOLESCENTE – Factores Pessoais e Familiares Predictores do Consumo”; Mestre em Educação Especial pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, com Dissertação intitulada: Comunicação Educadora-Criança e Actividade Simbólica - Estudo Comparativo da Interacção e do Jogo Simbólico em Crianças Normais e Crianças com Síndroma de Down;  Licenciado em Psicologia (área Clínica) pelo ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa

- Frequentou, no ano lectivo de 1981/82, a École de Psycho-Éducation da Universidade de Montreal - Canadá, como bolseiro de "The Rotary Foundation of Rotary International"”, onde faz os seguintes cursos: 

- Théories des Activités Psycho-Éducatives; 

- Concepts Cliniques du Processus de Reéducation; 

- Séminaire sur le Goupe et l'Approche Psycho-Éducative*; 

- Synthése des Donnés Théoriques *; 

- Désordres de la Conduite chez l'Enfant et l'Adolescent - Applications Thérapeutiques*;

- Séminaire de Psycho-Éducation Clinique et Légal. 

( * cursos do Mestrado em Psico-Educação) 

Professor de Psicologia/Psicologia do Desenvolvimento em: 

- Escola de Enfermagem de S. Vicente de Paula, em Lisboa (1974-77); 

- Escola de Enfermagem de Leiria (1977-78 e 1989-90); 

- Escola do Magistério Primário de Leiria (1983-1989), de que foi diretor (em 2 mandatos).

Psicólogo em: 

- CERCILEI - Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (1977-1978), desempenhando também as funções de coordenador psicopedagógico. 

- CRIF - Centro de Recuperação Infantil de Fátima (1977-1983), desempenhando também as funções de coordenador psicopedagógico.

- EURODIAL - Centro de Nefrologia e Diálise de Leiria, (1984-1992), com funções de psicólogo clínico das crianças em diálise. 

- CEF - Centro de Estudos de Fátima, desde o ano letivo de 1992, durante 14 anos, sendo responsável pela coordenação dos Serviços de Psicologia e Orientação. 

Professor do ISLA - Instituto Superior de Leiria, desde 1992, tendo lecionado, ao longo dos anos, nomeadamente: 

- Psicologia; Métodos de Avaliação de Recursos Humanos; Técnicas de Recrutamento e Seleção; Seminário de Projeto de Gestão de Recursos Humanos; Orientação de Estágios; Orientação de Trabalho de Investigação (Monografia), dos cursos de Bacharelato em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, e na Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos; 

- Introdução à Psicologia; Psicologia do Desenvolvimento I e II; Dificuldades de Aprendizagem; Consulta Psicológica; Seminário de Anteprojeto; Seminário de Supervisão de Estágio; Seminário de Supervisão de Monografia, na licenciatura em Psicologia Social e das Organizações. 

- Orientador científico de estágios e de dissertações de Licenciatura e teses de Mestrado.

- Responsável pela reestruturação do bacharelato em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, passando a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos.

- Responsável pelo projeto que levou à criação da licenciatura em Psicologia Social e das Organizações.

- Coordenador Académico do Departamento de Ciências Humanas e Sociais em diferentes mandatos; membro do Conselho Científico, do Conselho Pedagógico e Coordenador Científico da Área de Psicologia.

Formador acreditado pelo IEFP e pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Foi responsável por diferentes cursos de formação de pais e técnicos, sobretudo na área da intervenção educativa.

Sócio gerente da empresa Horizonte Colorido, Lda, detentora do franchising Gymboree, em Leiria, desempenhando funções de coordenação científica e desenvolvendo cursos para pais e educadores na área da intervenção educativa.

Atualmente encontra-se na situação de aposentado.

Maria Manuela Lima de Figueiredo Queirós

Workshop 1 | Estimular a Inteligência emocional em crianças em idade escolar

Doutorada em Investigação em Didáticas Especiais - com acreditação do grau de Doutor Europeu; Mestre em Ativação do Desenvolvimento Psicológico, ramo da Psicologia da Educação, na Universidade de Aveiro; Pós-Graduada em Ciências da Educação - com especialização em Orientação Pedagógica, na Universidade de Aveiro; Licenciada em Educação Física, na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Docente do quadro do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia em S. João da Madeira. Exerceu funções inspetivas, em regime de requisição, na Inspeção-Geral da Educação, nas áreas do Ensino Básico e Secundário e Ensino Superior (1996 a 2001). Coordenadora científica e docente da Pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental: aplicações práticas na família, na educação, nas organizações e na saúde, no Instituto CRIAP. Docente convidada nos módulos de Inteligência Emocional e Mindfulness da Pós-Graduação em Psicologia da Arte e Mindfulness e no Workshop em Terapias Alternativas: Risoterapia. Conferencista convidada em diversos eventos e preletora em conferências e simpósios nacionais e internacionais. Mentora e coordenadora nacional do Projeto CIEE - Clube de Inteligência Emocional na Escola.

Autora do livro Inteligência Emocional - Aprenda a ser Feliz, publicado pela Porto Editora.

Autora do Programa MQ - Aprender a ser feliz (IGAC-MC - 4693/2010).

Autora da versão portuguesa da Trait Meta-Mood Scale - TMMS-24 (instrumento para avaliar os níveis de inteligência emocional intrapessoal), publicada em 2005.

Autora da versão portuguesa das escalas de resposta de ruminação e de distração do “Response Styles Questionnaire - RSQ (instrumento para avaliar os estilos de resposta à depressão), publicada em 2008.

Autora de diversos artigos científicos, publicados desde 2000 em revistas científicas nacionais e internacionais, relativos a investigações realizadas na área da Inteligência Emocional, área em que trabalha há 18 anos.

Tese de Doutoramento (2004) e Dissertação de Mestrado (2000) realizadas na área da Inteligência Emocional.

Líder do riso, com certificação internacional.

Formadora certificada pelo IEFP e Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios: Psicologia da Educação; Pedagogia e didática; Práticas de Aconselhamento e Orientação; Relação Pedagógica; Investigação-Ação; Educação para a Cidadania.


Sónia Leirião 

Workshop 2 |  A atenção e a criança - como estimular?

Nasceu no ano de 1977 sendo natural de Porto de Mós, Portugal.

Em 2000, concluiu a Licenciatura em Psicologia Clínica em Lisboa na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Frequentou alguns cursos em Terapia do Comportamento (1999), Hipnose na prática clínica inicial e avançada com o Dr. José Marto e o Professor Doutor Mário Simões em 2004 e em Perturbação de Hiperactividade com deficit de atenção em 2006.

Ao longo da sua experiência profissional tem realizado formação em Psico oncologia “Comunication skills in oncology” orientada pelo professor Doutor Darius Razavi, 5º Curso Pós Graduado “O Luto” no Hospital de Santa Maria, 2004 e Curso de Cuidados paliativos Pediátricos no Hospital pediátrico de Coimbra em 2014.

Pós graduou-se em Psicoterapia da Criança e do Adolescente e é Mestre em Psicoterapia e Psicologia Clínica pelo Instituto Miguel Torga em Coimbra.

É Master Practionner em Programação Neurolinguística, Coach e Time Line Therapy pela Emotional Business Academy em Lisboa desde o início de 2018.

Participou como oradora em Sessões Psicopedagógicas da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, com os temas “Estigma, Exclusão Social e as Relações Interpessoais”, “Razões Sentimentos e Emoções”, “Psico-educação”.

Oradora em formações “a Morte e a fala” no Hospital Amato lusitano em Castelo Branco e no âmbito da doença crónica.

Dinamizadora em formações para pais e educadores “Comportamentos de Oposição e Birras”, “Viagem pelo Mundo das Emoções”, “Já elogiou o seu filho hoje?”.

No presente ano lectivo, foi orientadora de estágio da Ordem dos Psicólogos 

Lecionou o Módulo de Formação “Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância” no Centro Serra do Saber em Pé da Pedreira.

Integrou o Serviço de Pediatria e o Hospital de Dia do Centro Hospitalar de Leiria em Março de 2014 dando resposta ao nível da Psicologia Clínica nas áreas de Pedopsiquiatria, Pediatria escolar, diabetes tipo 1, adolescência, consultas de desenvolvimento e equipa de cuidados paliativos pediátricos. 

Ao nível do Hospital dia é responsável pela consulta de Psico oncologia de adultos.

Sofia Alves Ferreira

Workshop 3 | Estratégias para diminuir os gatafunhos e rabiscos

Licenciada em Reabilitação Psicomotora (pré-bolonha) pela Faculdade de Motricidade Humana (Universidade Técnica de Lisboa) desde julho de 2009, e pós-graduada em Educação Especial, no domínio cognitivo-motor pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria desde Outubro de 2011.

Profissional na área desde Outubro de 2009 na APPACDM da Marinha Grande, colaborando no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e no Centro de Recursos para a Inclusão (CRI). Desde Junho de 2013 colabora, também, com o Gabinete de Apoio à Família e Comunidade da ASSV de São Jorge e é membro do programa de formação parental AtivaMente Pais.

Coautora de projetos de desenvolvimento de competências sociais e funcionais com jovens e adultos com autismo de alto funcionamento, síndrome de Asperger e défice cognitivo ligeiro, como o SkillsLab (projeto europeu) e o Mais Social (projeto cofinanciado pelo INR).

Desenvolve e aplica a intervenção psicomotora em diferentes contextos: piscina - psicomotricidade em Meio Aquático, adaptação ao meio aquático e hidroterapia; ginásio e sala terapêutica - psicomotricidade e atividade motora adaptada (polybat, boccia, goalball, futsal, andebol, corfebol, entre outras modalidades desportivas); sala Snoezelen - estimulação sensorial e relaxação terapêutica; e social - competências sociais e funcionais em comunidade. Experiência em diferentes faixas etárias/desenvolvimento, desde bebés com 7 meses a adultos com 74 anos, e com diferentes patologias/necessidades/ dificuldades/perturbações no desenvolvimento que apresentem alterações no desenvolvimento psicomotor.

Participa de forma frequente em ações de formação, seminários, jornadas, entre outras, com diferentes objetivos e áreas de intervenção, de forma a complementar continuamente a sua formação e intervenção.

Carlos Alberto Ferreira Neto 

Painel 2 | A criança e as suas horas de trabalho extra 

Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). É atualmente Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos. Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (Janeiro de 2010 a Julho de 2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor. 

Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física de Lisboa (1971); Licenciado em Educação Física (1975) pelo Instituto Nacional de Educação Física, foi professor no Instituto Superior de Educação Física (1976 até 1984) e é atualmente docente da Faculdade de Motricidade Humana desde 1985. 

Leciona as disciplinas de Desenvolvimento Motor nos diferentes cursos de licenciatura de Ciências do Desporto, da disciplina de Observação do Desenvolvimento Infantil na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora e da Disciplina de Educação Física I no Mestrado em Ensino da Educação Física. É coordenador do Mestrado em Desenvolvimento da Criança. 

Desempenhou ainda vários cargos de gestão no ISEF e FMH: Vice-presidente do Conselho Diretivo; Presidente do Conselho Pedagógico; Presidente do Conselho Científico (2 mandatos); Presidente da Assembleia de Representantes (3 mandatos) e Presidente do Laboratório de Desenvolvimento e Adaptação Motora e Presidente do Departamento de Ciências da Motricidade.

Foi fundador da Sociedade de Educação Física, membro de diversas revistas científicas e tem publicado vários trabalhos em revistas científicas, capítulos de livros e participado em diversos seminários, congressos e ações de formação sobre Educação Física e Desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade e jogo e desenvolvimento da criança.

As principais linhas de investigação situam-se no estudo do desenvolvimento de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino (1); jogo e desenvolvimento da criança (2); rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens (3) e “Bullying” nos recreios escolares (recess) (4).

Foi membro do Conselho Coordenador do Instituto de Apoio à Criança, tendo participado na criação e coordenação do Grupo de Actividade Lúdica. Foi fundador e presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (SIEC), e é representante Português da “International Play Association (IPA).  Organizou em Lisboa (1999) a “XIV IPA World Conference” (Play and Community), em 1997 o “20th International Congress ” (Play and Society) do ICCP (International Council of Children´s Play) e em 2008 a 4th International Conference of Violence in School.

Entre 1998-2003 foi coordenador da equipa de Lisboa (FMH) do projeto internacional, “TMR Network Project – Nature and Prevention of Bullying: the causes and nature of bullying and social exclusion in schools, and ways of preventing them”. 

É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência” e “Brincar em Cascais”.


Helena Isabel da Silva Reis

Painel 2 | Como ter a criança mais concentrada e comunicativa?

Doutorada em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em 2014. Especialista em Terapia e Reabilitação- Terapia Ocupacional desde Dezembro de 2014. Mestre em Educação Especial com especialização em Intervenção Precoce pelo Instituto de Estudos à Criança na Universidade do Minho em 2009. Pós graduada em “Integração Sensorial- 1a edição” pela Cooperativa de

Ensino Superior e Politécnico Universitário (CESPU) em Fevereiro de 2015. Especializou- se na área da “Integração Sensorial” pela USC/WPS incluindo a administração e interpretação da “Sensory Integration and Praxis Test (SIPT), de Janeiro a Outubro de 2009.

Atualmente é Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Saúde. Iniciou a sua atividade docente em 2010 na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e em 2011 foi convidada para lecionar módulos do 3o ano da Licenciatura do Curso de Terapêutica Ocupacional no Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE).

Na prática clínica integrou uma equipa de intervenção precoce especializada nas Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Associação Portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e Autismo do Norte (APPDA-Norte) desde Setembro de 2003 até Fevereiro de 2017. Paralelamente, desenvolveu também a sua prática na área da pediatria em clínicas pediátricas privadas como a “Getting IT e a Clínica Pediátrica Dra Carmo Teixeira”.

Tem publicações científicas em revistas internacionais.

Atualmente envolvida no projeto de validação da Medida do Processamento Sensorial –Pré- escola, Sensory Processing Measure – Preschool (SPM-P), nas versões Escola e Casa pela Unidade de Investigação em Saúde da ESSLei. Envolvida no projecto internacional pela universidade do Minho, nomeadamente “Intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: uma proposta Luso- Brasileira” no âmbito do acordo bilateral convénio FCT-CAPES.

Convidada para exercer função de “revisora” de artigos de várias revistas entre as quais a Journal of Early Intervention e a Autism and Developmental Language Impairments.

Tem realizado cursos de especialização nas Perturbações do Espectro do Autismo e participado em congressos como palestrante, neste domínio.

Andreia Henriques Ferreira Salvador

Painel 2 | Como ter a criança mais concentrada e comunicativa?

Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Cédula Profissional n.oC-019858183), Mestre em Intervenção para um Envelhecimento Ativo, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, Pós-graduada em Terapia da Fala em contexto educativo, pelo EPAP e atualmente doutoranda do Programa Doutoral em Estudos da Criança, itinerário de Educação Especial, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho a desenvolver a tese “O envolvimento de crianças com e sem Perturbação do Espetro de Autismo nas rotinas do pré-escolar”. 

Desde setembro de 2012, Professora Adjunta Convidada no Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. 

Desde o ano de 2002 e até ao ano 2015 desenvolveu a sua experiência profissional na intervenção nos Agrupamentos de Escolas com Unidades de Ensino Estruturado para a intervenção de crianças com Perturbação do Espetro de Autismo. 

Paralelamente desenvolveu sua prática clínica privada na APPDA – Leiria (terminada em 2016) e atualmente abraçou um projeto diferenciado de avaliação e intervenção de crianças no CAIPED. 

Tem apostado na formação em diversos programas de intervenção em Perturbações do Espetro de Autismo e outras perturbações neurodesenvolvimentais, nomeadamente o “Modelo SCERTS – Social Communication, Emotional Regulation and Transactional Support”, o programa Picture Exchange Communication System (PECS); Pivotal Responsive Training (PRT); DIR- Floortime; MAKATON, entre outros. 

Também realizou diversas comunicações orais em congressos e formações sobre a Perturbação do Espetro de Autismo, a Comunicação (estratégias) e Comunicação Aumentativa e Alternativa, dirigidas a Terapeutas da Fala, outros profissionais, pais e crianças.

Joana da Silva Pinto

Painel 2 | Vamos lá para fora? Experiências educativas ao Ar Livre 

Doutoranda em Estudos da Criança, na área da Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho. O seu projecto de investigação incide na participação e cidadania do brincar da criança e na utilização do ar livre como ferramenta pedagógica em educação de infância. Educadora de Infância de formação inicial, com estágio num jardim de infância ao ar livre na Noruega, ao abrigo do programa Erasmus.

Diana Cristina Fernandes Costa

Workshop 1 | A comunicação das crianças no século XXI - como promover? 

Terapeuta da Fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde do Porto. Doutoranda em Estudos da Criança – Educação Especial pela Universidade do Minho. Pós-Graduada em Terapia da Fala em Contexto Educativo. Investigadora no Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho. Formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Exerce funções em Agrupamento de Escolas e no Gabinete de Apoio à Família e Comunidade da Associação Serviço e  Socorro Voluntário de São Jorge. 

Colaborou como docente convidada no Curso de Licenciatura de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde de Leiria. Reúne formação especializada em várias áreas, com destaque para a área da multideficiência, autismo, processamento auditivo, leitura e escrita e disfagia. Tem como principal área de interesse a participação da pessoa com perturbação da comunicação e de alimentação nos seus contextos imediatos (casa, escola e comunidade).

Bárbara Ruano Guimarães 

Workshop 2 | Estratégias Educacionais com Ferramentas de PNL 

Estudou arquitetura em Lisboa e desde muito cedo complementou os seus estudos em outras áreas. Estudou metafísica com diversos mestres pelo mundo fora, desde Portugal, à Malásia, a Espanha e Inglaterra.  É life coach certificada pela Lifetraining e Pedro Vieira. É consultora de Feng Shui certificada pelo IEETC-Instituto Europeu de Estudos Tradicionais Chineses e consultora de Ba Zi certificada pela World Academy of Chinese Methaphisics.  Autora do livro “O Poder de Saber” que fornece ferramentas e informação sobre autoconhecimento e potencial individual de cada um. Exerce neste momento em Lisboa fazendo consultoria por todo o país. 

A sua paixão é ver a evolução na vida dos outros. Seja qual for a área procura apoiar jovens, pais, indivíduos e empresas na busca do equilibrio e realização pessoal através de consultoria privada, seminários, cursos, workshops e palestras. 

Facebook: facebook.com/barbararuanoguimaraesoficial

Site: www.barbararuanog.com

Blog: www.barbararuanog.com/Blog

Patrícia da Silva Marcelino

Workshop 4 |  Uma sala de aula regulada..que estratégias adotar?

É Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, desde 2012. Especializou-se em Integração Sensorial na Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário da Gandra, no Porto, por considerar esta abordagem essencial para a intervenção com crianças e suas famílias.

Desenvolveu a sua prática profissional na área pediátrica, em agrupamentos de escolas do concelho de Coimbra, Leiria e Batalha, em contexto de Centro de Recursos para a Inclusão entre 2012 e 2015 e prática privada e social desde 2015 até ao presente.

É Formadora Certificada e tem contribuído com a sua experiência, como oradora convidada, nas Unidades Curriculares de Terapia Ocupacional, do 3º e 4º ano do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.

José Carlos Rodrigues Gomes

Sessão de encerramento

Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria (Membro nº 30072 da OE) e Professor Coordenador, Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Leiria.

Formação Académica:

Actividade profissional:

Outras informações Relevantes:

Experiência na orientação de trabalhos académicos:

Orientador de 2 teses de doutoramento (em curso): 

Título da Tese: Estratégias de Promoção da Saúde Mental no Local de Trabalho, no Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa

Título da Tese: Grupos de Ajuda Mútua: Capacitação para cuidadores informais de pessoas idosas com perturbações neurocognitivas, do Doutoramento em Gerontologia e Geriatria do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - Universidade do Porto

Orientador de trabalhos de mestrado (concluídas)

27 (vinte e sete) Relatórios de estágio do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria)

3 (três) Dissertações de mestrado em Psicologia Clínica (instituto Superior Miguel Torga/instituto Politécnico de leiria)

1 (uma) Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra)

Principais publicações (nos últimos 10 anos):

Livros

Capítulos de livros

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica 

Comunicações orais por convite (nos últimos 10 anos)

Realizadas em todo o território de Portugal continental, R.A. dos Açores e R.A. da Madeira e a nível internacional em: Barcelona, Espanha; Luanda, Angola; Melbourne, Austrália; Seoul, Coreia do Sul; Oslo, Noruega; Sankelmark; Alemanha; Assomada, Cabo Verde:

10 (dez) Comunicações orais por convite na área da Enfermagem de Saúde Mental;

14 (catorze) Comunicações orais por convite na área da Saúde Mental;

17 (dezassete) Comunicações orais por convite na área da Enfermagem;

9 (nove) Comunicações orais por convite na área da Saúde;

Estela Pereira Ribeiro

Sessão de encerramento

Nascida a 01 de Dezembro de 1984, em Leiria, é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra desde 2007 e atualmente aguarda avaliação final da Pós Graduação que realizou em Intervenção Familiar Sistémica.

Desde 2012 exerce funções no Gabinete de Apoio à Família e Comunidade da Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge. 

Anteriormente exerceu funções de Direção Técnica de Lar Residencial para população com deficiência e Serviço de Apoio Domiciliário.

Formadora acreditada pelo IEFP, em experiência em formação para adultos nas áreas da Tecnologias de Informação e Comunicação, Cidadania e Matemática para a Vida.

Ministrou também formação na área do envolvimento parental no programa “AtivaMENTE Pais”, dinamizado pela Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge. Ainda sobre esta temática, foi co - autora de um artigo intitulado "AtivaMENTE PAIS: um programa de Educação Parental", na Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, organizado pela Escola Superior Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.