Dia Internacional da Família

15 Maio

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Desde então comemora-se este dia, de forma a chamar a atenção para questões que influenciam o dia a dia da Família, e para que se reconheça o papel nuclear da família na sociedade e se incentive a adoção de medidas no sentido de melhorar a sua condição.

2019

''o Vale Encantado e as Flores da Primavera''

Pelo 4.º ano consecutivo, o Montes e Trilhos Ecoturismo aliou-se à nossa causa para marcar o Dia Internacional da Família. Desta vez, com resultado obtido nesta atividade adquirimos material para equipar as nossas salas terapêuticas. A vossa adesão foi FANTÁSTICA, e nós estamos GRATOS por isso!

(Clique na imagem para ver todas as fotografias)

# Tiramos, apenas fotografias,

# Deixamos, apenas pegadas,

# Matamos, apenas o tempo.

Uma caminhada primaveril ao longo de paisagens cársicas, adornadas pelas cores das rosas albardeiras, papoilas, orquídeas, plantas aromáticas endémicas e pelo chilreares dos passarinhos.

O percurso iniciou-se na típica aldeia de Alvados e seguiu em direção ao Carvalhal do Orçário – um dos mais bem conservados do parque - e fez-se, depois por caminhos ao longo do Vale da Canada.

Alcançado o topo do Vale houve tempo para contemplar o majestoso Castelejo, uma das mais ricas escarpas da falha do Maciço Calcário, não só em termos geomorfológicos mas também em termos paisagísticos.

O regresso ao ponto de partida faz-se por um trilho mais técnico que nos deu a conhecer o outro lado do Carvalhal do Orçário.

São Jorge e Montes e Trilhos, conVIDAram NATURALmente!

2018

“Rota das Quatro Minas em Família”

Em parceria com a empresa de Ecoturismo Montes e Trilhos, a Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge realizou dia 20 de maio, no período da manhã,  a atividade “Rota das Quatro Minas em Família”, na Bezerra, no âmbito do Dia Internacional da Família.

A caminhada iniciou-se na aldeia de Bezerra e seguiu por caminhos a meio encosta que nos levaram à descoberta de minas de carvão: de S. Paulo e de Assentiz que em tempos remotos foram exploradas na região. Agora, por um trilho mais técnico, subimos ao moinho do Picoto, que nos ofereceu vistas panorâmicas magníficas. O percurso fez-se por caminhos maioritariamente agrícolas que nos levaram à mina de Sarmento e de S. Pedro. Daí retomámos o caminho de regresso ao ponto de partida.

No fim da caminhada o grupo de caminheiros dirigiu-se para as instalações da associação onde o convívio continuou com um almoço, que aconteceu pela primeira vez nesta comemoração do Dia da Família.

Mais uma atividade que marca a história da associação, pelas pessoas que traz até nós e pela alegria que é, ver esta Família crescer!

2017

“Caminhar e Jogar em Família”

Em parceria com a entidade de Ecoturismo Montes e Trilhos, a Associação realizou dia 21 de maio, no período da manhã,  a atividade “Caminhar e Jogar” no âmbito do Dia Internacional da Família.

A caminhada teve início no Parque de Campismo das Pedreiras por volta das 9:30H e estendeu-se por 5 Km até ao Moinho que faz parte da freguesia das Pedreiras. Pelo percurso podemos observar algumas espécies de flores e fizemos uma paragem na gruta onde era possível observar várias localidades, nomeadamente a Nazaré e a Maceira.

De seguida, realizaram-se jogos tradicionais onde o grande objetivo era puderem ser realizados por qualquer faixa etária e, sobretudo para se fazer em família.

Foi um convívio muito interessante na medida em que as crianças tiveram oportunidade de ver os jogos que os seus pais brincavam quando eram crianças e, ao mesmo tempo, ver os participantes deliciados a fazer as suas brincadeiras de infância.

2016

"Famílias Felizes Entre Muros"

Esta atividade foi inserida no fim de semana “Famílias Felizes” que decorreu nos dias 14 e 15 de maio. No dia 14 foi realizada uma ação de yoga e meditação para crianças, dinamizada pela nossa voluntária Laura Gabriel. Tivemos um total de 3 crianças.

No dia 15 foi feita uma caminhada de 9 km em São Bento, intitulada “Famílias Felizes - entre muros” em parceria com o Montes e Trilhos.

2015

"Caminhar por Famílias Felizes"

2015, primeiro ano em que começámos a marcar este dia com as caminhadas em Família!

Foi feito o percurso da Batalha de Aljubarrota (Caminho para a Batalha Real) desde Porto de Mós a S. Jorge, o percurso teve inicio junto do Município em Porto de Mós (Praça da Républica) e finalizou junto ao CIBA com uma visita interior ao museu.

Ao longo do caminho a voluntária Estela foi lendo uma breve descrição de cada ponto de interesse que nos levaram até ao CIBA, onde nos foi apresentada uma descrição história da técnica do quadrado e como esta funcionou. Já na rua, os caminheiros fizeram uma sessão de yoga do riso.