Psicomotricidade

É a reeducação ou terapia de mediação corporal e expressiva, que estuda e intervém na expressão motora inadequada ou inadaptada ligadas a problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afetivo.

Áreas de Atuação

Técnicas de Intervenção

 Gerontopiscomotricidade

É a psicomotricidade dirigida a pessoas idosas, ou seja, é uma área da ciência que se preocupa em estudar a relação que existe entre o corpo e a mente. Na psicomotricidade, a pessoa é considerada como um todo: os movimentos, emoções/sentimentos/pensamentos e contexto social onde a pessoa está inserida.

A Intervenção Psicomotora entende a pessoa de uma forma global, avaliando as capacidades motoras, cognitivas, psico-emocionais e sociais para melhor definir o plano de intervenção. Esta intervenção utiliza atividades lúdico-terapêuticas, relaxação, atividades expressivas e atividades motoras.


Objetivos e Benefícios Gerais 


Funcionamento

De acordo com as problemáticas e com o âmbito da intervenção as sessões podem realizar-se em contexto individual e/ou em grupo.

Esta intervenção é distinta de acordo com os objetivos e âmbito da intervenção, pelo que em contexto individual é desenvolvido um plano de intervenção individualizado e específico para aquela pessoa e suas características.

Enquanto que nas sessões em grupo são definidos objetivos para o grupo e monitorização dos mesmos, promovendo a manutenção destas competências para todos.

Esta intervenção pode ser realizada em diferentes contextos: em sala/espaço terapêutico (na nossa associação), ao domicílio e em lares/centros de dia, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada pessoa e de cada entidade, realizada pelas nossas Técnicas Superiores de Reabilitação Psicomotora/Psicomotricistas.

Psicomotricistas do Gabinete de Apoio à Família e Comunidade

Catarina Fernandes Guerra